terça-feira, 27 de setembro de 2011

JOGO 26/09

PLACAR - 6X 3






VENCEDORES: ADRIANO, AMADENCIO, ANDRE, JONATHAN, LUIZÃO, XEXEU E AMIGOS CONVIDADOS ( DANIEL E BETO)

DERROTADOS: ELIZEU, ELIAS, ELIEL, LUIZ DE PAULA, DOCE, LEITÃO, MANCHA, RODRIGO.

HISTÓRICO: COM JOGADORES DE MAIOR QUALIDADE, O TIME VENCEDOR PASSEOU EM QUADRA, MAS O TIME DERROTADO TEVE SEUS MÉRITOS, VALORIZANDO À DISPUTA NÃO COMO UM MERO COADJUVANTE MAS TAMBÉM LUTANDO PELA VITÓRIA.

FATO: UM LANCE DIFERENTE CHAMOU A ATENÇÃO NESTE JOGO, UMA COBRANÇA DE LATERAL POLEMICA.

NO QUAL SEGUE ABAIXO A LEI COMO DEVE SER INTERPRETADA:


ARREMESSO LATERAL


01.
O arremesso lateral será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais, quer pelo solo, quer pelo alto.

02. O retorno da bola à quadra de jogo dar-se-á com a movimentação da mesma com os pés no exato local onde saiu a bola, em qualquer direção, executado por um atleta adversário daquela equipe que tocou a bola por último.

03. O atleta que executar o arremesso deverá fazê-lo voltado de frente para a quadra de jogo com uma parte do pé apoiada no solo, podendo pisar em parte da linha lateral ou do lado de fora da mesma.

04. A bola estará em jogo assim que o arremesso lateral for concretizado de acordo com esta regra, e a bola movimentada.

05. Se, a bola for arremessada de maneira irregular, o árbitro determinará reversão do lance, cabendo a um atleta da equipe adversária a execução de novo arremesso.

06. Se um atleta arremessar a bola contra sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido. O árbitro determinará que a partida seja reiniciada com cobrança de arremesso de canto a favor da equipe adversária.

07. Se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido. O árbitro determinará que a partida seja reiniciada com a cobrança de arremesso de meta a favor da equipe adversária.

08. Quando da realização de arremesso lateral, os atletas adversários deverão respeitar a distância mínima de 3 metros de seu executor.

09. Na execução do arremesso lateral é suficiente que a bola esteja apoiada no solo, colocada sobre ou junto à linha demarcatória da lateral, do lado de fora da quadra de jogo, podendo mover-se levemente.

10. Quando a bola sair da quadra e ao mesmo tempo houver uma substituição de atleta, este atleta para executar qualquer arremesso, deverá primeiro entrar na quadra pela zona de substituição, mesmo quando for arremesso lateral e coincide com o espaço correspondente a zona de substituição.

PUNIÇÃO

  • Se um atleta arremessar a bola e tocar uma segunda vez na mesma, antes que qualquer outro atleta o faça, sua equipe será punida com a cobrança de um tiro livre indireto a favor da equipe adversária no exato lugar onde se encontrava a bola, salvo se dentro da área quando então, será cobrada sobre a linha de 6 (seis) metros da área no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração.

  • Se um atleta demorar mais de 4 (quatro) segundos para executar o arremesso lateral o árbitro determinará reversão do lance, cabendo a um atleta da equipe adversária a execução de novo arremesso.

  • Se um atleta executar qualquer arremesso, sem antes entrar na quadra de jogo, o atleta deverá ser punido com cartão amarelo e o arremesso revertido em favor da equipe adversária.


SENDO ASSIM, BOA SEMANA A TODOS.

2 comentários:

  1. O DETALHE NÃO É PERDER O JOGO, O PIOR É SER DERROTADO PRA QUEM NÃO SABE AS REGRAS DO MESMO, E AINDA TENTA FORÇAR NA INTERPRETAÇÃO, LEMBRAMOS DAQUELE VELHO DITADO POPULAR

    “DEPOIS DE VELHO QUE NÃO VAI APRENDER MESMO”..KKK



    OUTROSSIM – TÁ FALTANDO CRIATIVIDADE NESSE HISTÓRICO, POIS O TIME VENCEDOR GANHOU O JOGO NO CONTRA-ATAQUE, JÁ QUE O TIME DERROTADO TEVE MAIOR POSSE DE BOLA E INUMERAS MAIORES CHANCES DE GOLS, QUE POR SORTE DO TIME VENCEDOR A NOITE FOI DELES.

    Antônio Carlos Costa de Matos (Mancha)
    Árbitro da CBFS e professor de Educação Física
    matosmancha@ig.com.br

    1. O tiro lateral será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais quer pelo solo, quer pelo alto ou tocar no teto.
    2. O retorno da bola à quadra de jogo dar-se-á com a movimentação da mesma com os pés sendo a bola colocada no exato local onde a mesma saiu, podendo ser jogada em qualquer direção, executado por um atleta adversário daquela equipe que tocou a bola por último.
    3. O atleta no momento em que executar o tiro lateral deverá fazê-lo com uma parte de um dos pés sobre a linha lateral ou na parte externa da quadra de jogo. Não podendo estar com o pé totalmente dentro da quadra.
    4. A bola estará em jogo assim que o tiro lateral for concretizado de acordo com esta regra, e a bola, após movimentada, ultrapassar totalmente a linha lateral para dentro da quadra.

    Eliseu

    ResponderExcluir
  2. Vamos elaborar algumas regras, ex: cobranças de laterais, escanteios, cobranças de faltas, e uma regra que eu acho essencial para nossas apresentações, eu espero que integrantes opinem para colocarmos em prática, a regra é a seguinte: quem perder 5 partidas consecutivas ganha o direito de descansar uma rodada, para repor as forças para suportar novas derrotas, obrigado.

    ResponderExcluir